Seis Sigma – Conheça a metodologia e seus benefícios na linha de produção
O sistema de gestão Seis Sigma atua em diversas frentes dentro da indústria e contribui significativamente para evitar, por exemplo, gargalos na linha de produção. Com o objetivo central de reduzir custos e otimizar os processos de produção, a metodologia também leva em consideração a preocupação com a qualidade e em entregar produtos e serviços que mirem a expectativa e satisfação do cliente. O sistema atua com métodos específicos, onde são feitas análises dos custos com o máximo de estabilidade possível e padronização do processo produtivo.
Indo ao encontro do conceito de gestão da qualidade, o sistema Seis Sigma chegou ao Brasil por meio de multinacionais que se utilizavam de ferramentas estatísticas de avaliação da qualidade dos processos, desde o custo de aquisição da matéria prima até o balanço de despesas e receitas, para chegar ao produto final; considerando também a satisfação do cliente ao receber o produto.
O monitoramento desse caminho, em dados, possibilitou aos gestores identificar problemas e corrigi-los antes do produto chegar ao mercado e, assim, aplicar medidas corretivas. O tempo e o surgimento de novas tecnologias aprimoraram o sistema com a possibilidade, por exemplo, de softwares mais assertivos nas análises de dados e mapeamentos estatísticos.
O sistema de gestão Seis Sigma atua em diversas frentes dentro de uma empresa ou indústria. Ele pode e deve ser aplicado tanto para análise de gargalos da linha de produção, como em departamentos administrativos, na logística e em áreas relacionadas à saúde dos colaboradores.
Benefícios da Seis Sigma na linha de produção
Com métricas estatísticas precisas, o controle de qualidade se torna ainda mais rigoroso e eficiente. Para tanto é preciso seguir as etapas da gestão Seis Sigma, que podemos dividir da seguinte maneira:
- definir as metas do seu projeto;
- obter dados precisos para medir com exatidão os indicadores e métricas do processo;
- fazer a análise dos gargalos para identificar a causa raiz;
- manter sempre o controle por meio do monitoramento dos resultados – colocando na balança o que está funcionando bem e o que precisa ou pode ser melhorado.
O sistema tem um perfil disciplinado, quantitativo e estruturado.
- Disciplinado pois exige tempo e dedicação;
- Quantitativo porque trabalha dados estatísticos;
- Estruturado porque parte do princípio do método DMAIC – Define, Measure, Analyze, Improve e Control.
Com relação à linha de produção especificamente traz benefícios como:
- Reduz desperdícios de matéria prima;
- Identifica pontos de gargalos;
- Minimiza os impactos das variabilidades peculiares do setor de chão de fábrica;
- Permite visualizar oportunidades de geração de receita;
- Mapeia pontos onde está havendo aumento de custo;
- Sinaliza onde há lentidão no processo;
- Auxilia na desburocratização em alguns departamentos, com o uso de tecnologias digitais;
- Integra a linha de produção com o sistema logístico.
A metodologia Seis Sigma é uma poderosa ferramenta de gestão que há décadas está ajudando empresas em muitos países a melhorarem os resultados com relação à otimização de recursos e qualidade de produtos e serviços.
Publicado em 27 outubro de 2020