Seis Sigma – Conheça a metodologia e seus benefícios na linha de produção

Mercado

O sistema de gestão Seis Sigma atua em diversas frentes dentro da indústria e contribui significativamente para evitar, por exemplo, gargalos na linha de produção. Com o objetivo central de reduzir custos e otimizar os processos de produção, a metodologia também leva em consideração a preocupação com a qualidade e em entregar produtos e serviços que mirem  a expectativa e satisfação do cliente. O sistema atua com métodos específicos, onde são feitas análises dos custos com o máximo de estabilidade possível e padronização do processo produtivo.

Indo ao encontro do conceito de gestão da qualidade, o sistema Seis Sigma chegou ao Brasil por meio de multinacionais que se utilizavam de ferramentas estatísticas de avaliação da qualidade dos processos, desde o custo de aquisição da matéria prima até o balanço de despesas e receitas, para chegar ao produto final; considerando também a satisfação do cliente ao receber o produto.

O monitoramento desse caminho, em dados, possibilitou aos gestores identificar problemas e corrigi-los antes do produto chegar ao mercado e, assim, aplicar medidas corretivas. O tempo e o surgimento de novas tecnologias aprimoraram o sistema com a possibilidade, por exemplo, de softwares mais assertivos nas análises de dados e mapeamentos estatísticos.

O sistema de gestão Seis Sigma atua em diversas frentes dentro de uma empresa ou indústria. Ele pode e deve ser aplicado tanto para análise de gargalos da linha de produção, como em departamentos administrativos, na logística e em áreas relacionadas à saúde dos colaboradores.

Benefícios da Seis Sigma na linha de produção

Com métricas estatísticas precisas, o controle de qualidade se torna ainda mais rigoroso e eficiente. Para tanto é preciso seguir as etapas da gestão Seis Sigma, que podemos dividir da seguinte maneira:

  • definir as metas do seu projeto;
  • obter dados precisos para medir com exatidão os indicadores e métricas do processo;
  • fazer a  análise dos gargalos para identificar a causa raiz;
  • manter sempre o controle por meio do monitoramento dos resultados – colocando na balança o que está funcionando bem e o que precisa ou pode ser melhorado.

O sistema tem um perfil disciplinado, quantitativo e estruturado.

  1. Disciplinado pois exige tempo e dedicação;
  2. Quantitativo porque trabalha dados estatísticos;
  3. Estruturado porque parte do princípio do método DMAIC – Define, Measure, Analyze, Improve e Control.

Com relação à linha de produção especificamente traz benefícios como:

  • Reduz desperdícios de matéria prima;
  • Identifica pontos de gargalos;
  • Minimiza os impactos das variabilidades peculiares do setor de chão de fábrica;
  • Permite visualizar oportunidades de geração de receita;
  • Mapeia pontos onde está havendo aumento de custo;
  • Sinaliza onde há lentidão no processo;
  • Auxilia na desburocratização em alguns departamentos, com o uso de tecnologias digitais;
  • Integra a linha de produção com o sistema logístico.

A metodologia Seis Sigma é uma poderosa ferramenta de gestão que há décadas está ajudando empresas em muitos países a melhorarem os resultados com relação à otimização de recursos e qualidade de produtos e serviços.

Publicado em 27 outubro de 2020

Open chat
Fale com um especialista
Olá, Podemos Ajudar?