Processo produtivo – como resolver os principais gargalos!

Mercado

A linha de produção é o principal departamento de uma indústria e, quando funciona plenamente, conecta todas as áreas, desde o administrativo até a logística para a entrega do produto final. Porém como em todo negócio, existem os populares gargalos, que são pontos onde o processo de produção trava e se acumulam fatores que podem afetar prazos, qualidade, entre outros. 

Nessa hora entra em ação o chefe de operações que – entre outras atribuições – identifica os problemas mapeando as causas para traçar soluções. A boa notícia é que em sua maioria os gargalos nas linhas de produção estão mapeados no mercado com soluções relativamente simples para serem aplicadas.

Processo produtivo e seus principais gargalos

Para evitar gargalos no processo produtivo e não causar a paralisação ou lentidão na linha de produção, é fundamental conhecer todo o caminho que compõe o processo produtivo. Desde a matéria-prima aos estoques. Do acompanhamento de desempenho e performance da equipe, às potencialidades e fragilidades das máquinas. Faz parte também conhecer os indicadores para eventuais sinais de alerta.

Problemas nos Equipamentos – Falta de Manutenção e Assistência Técnica

Uma máquina obsoleta pode ser um grande problema, se esta estiver funcionando como um “ralo” de dinheiro com as manutenções e constantes paradas na linha de produção. Quando isso acontece, é o momento de avaliar se essa máquina precisa ser substituída por equipamentos mais modernos.

Muitas vezes o barato pode sair caro em uma situação onde uma máquina causa a paralisação da produção. Outro ponto fundamental nesse caso é quanto às manutenções. Quando adquirir a máquina coloque no cronograma as datas para ajustes e averiguações, para assim evitar a quebra e aumentar a vida útil do equipamento, aumentar a eficiência, evitar paradas, perdas na produção, desperdício de insumos e etc. 

Atente-se também, na hora de comprar as máquinas se a empresa fornece o serviço de manutenção e assistência técnica, caso apenas venda o produto, procure saber como e onde encontrar a assistência do fabricante e lembre-se quanto mais longe de você estiver a assistência técnica, mais caro irá custar, afinal o deslocamento é maior, o que demandará mais tempo para chegada do técnico e acarretará em maior tempo de parada de linha, esse ponto é fundamental no momento de tomar a decisão de compra. 

Má Gestão de Matéria-Prima e Controle de Estoque

Prazos e insumos de qualidade estão diretamente ligados aos gargalos na linha de produção, logo, fazer uma boa gestão da matéria prima, conhecendo o fornecedor e a qualidade do que entrega, bem como a pontualidade nos prazos fará diferença. 

A falta de um insumo pode causar a paralisação de toda a linha de produção. Além disso, como consequência, equipes e máquinas podem também parar; o que vai refletir na gestão de estoque e ainda, causar um efeito dominó e afetar até a entrega. A gestão de estoque na verdade se divide em dois: o estoque de produto final e o de matéria prima e insumos. Quando faltam insumos ou matéria prima pode ser problema com o fornecedor ou na gestão desse estoque. Neste caso é fundamental identificar qual dos dois está sendo o causador do gargalo, e tomar as ações necessárias para corrigir essa falha.

Dentro da transformação digital existem softwares que, por meio do cruzamento de dados, auxiliam no cálculo de estoque, estimando quando e o quanto comprar de cada item. 

 Ausência de Acompanhamento da Produção

Acompanhar o processo produtivo não é “ser babá de funcionário”. O envolvimento na linha de produção pelo engenheiro, gestor operacional ou, seja quem for o encarregado, faz parte do trabalho de, entre outros fatores, análise e observação para tomadas de decisão, envolvimento da equipe de produção e acompanhamento de prazos e metas. Fazendo esse acompanhamento gargalos podem ser evitados.

Ineficiência na gestão de custos

A gestão de custos está diretamente ligada aos gargalos na linha de produção; afinal acompanhar a despesa e a oscilação de custos de insumos e matéria prima impacta tanto no valor do produto final quanto no abastecimento de estoque para não ocorrer paralisações. Saber onde o custo está aumentando é fundamental para encontrar o equilíbrio e essa equalização é a base da gestão de custos.

Gatilhos que podem ajudar a solucionar alguns desses gargalos

Depois de avaliar os gargalos, analise a relação custo benefício quanto à aquisição de equipamentos que possam aperfeiçoar os processo e minimizar erros conferindo robustez à sua linha. Procure empresas que, além da garantia de seus produtos, ofereçam ou indiquem a assistência técnica adequada para você não precisar parar sua linha de produção. 

A Wenen possui soluções para a linha de inspeção de contaminantes, identificação e codificação de produtos, embalagens e robótica, entre outros. Além da venda dos maquinários contamos com suporte técnico, manutenção preventiva, aluguel de equipamentos, certificação dos equipamentos de inspeção, insumos e serviços. Tendo profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado,, levar solução para indústrias, empresas e fábricas é o que sabemos fazer de melhor. 

Outros pontos importantes para resolver ou evitar gargalos são:
  • Mapear o processo de produção;
  • Definir o tipo de processo produtivo que melhor se adequa a sua empresa: linear, por lote ou por projeto;
  • Acompanhe todas as etapas de perto;
  • Adote a prática de KPI’s – Indicadores de Performance (tanto de equipe quanto de equipamentos);
  • Faça a transformação digital e use software para auxiliar na gestão.

Gostou do conteúdo? Do que você precisa para resolver os gargalos na sua empresa? Entre em contato!

Publicado em 13 agosto de 2020

Open chat
Fale com um especialista
Olá, Podemos Ajudar?