Manutenção Preventiva – Como aproveitar ao máximo o suporte técnico?
Faça a manutenção preventiva em procedimentos programados e mantenha esse cronograma em dia. Este hábito é fundamental para evitar paradas na linha de produção, prever problemas, evitar desgaste do equipamento e minimizar impactos em toda a cadeia produtiva.
Sabemos que a visita de um técnico, seja para suporte ou instalação de equipamentos, são só dois dos motivos que levam a necessidade desse chamado especializado in loco. Reparos urgentes e em caráter de emergência são outras situações onde se faz necessário chamar um técnico para ir até a fábrica.
Independentemente de se fazer manutenção preventiva ou corretiva, é de suma importância aproveitar ao máximo a presença desse especialista na sua fábrica. A visita será muito mais produtiva se você souber aproveitar para ir além do reparo e aprender com a troca de informações.
Assim, sugerimos a seguir como fazer deste um momento potencialmente proveitoso.
Três passos para aproveitar ao máximo a Manutenção Preventiva
Planejamento Prévio
O primeiro passo é o planejamento da visita. Organize tudo de forma que seus colaboradores e operadores da máquina em questão, estejam presentes na hora da manutenção. Oriente para que o seu pessoal anote as dúvidas e, quando o técnico especialista chegar à fábrica, ou em algum momento da visita, se promova um espaço para que o mesmo responda. Desse modo além do reparo será proporcionado um ótimo momento para troca de informação e aprendizado, otimizando o tempo.
Faça uma previsão de quanto tempo irá precisar para acompanhar a vista e assim organizar esse momento de maneira cronológica.
Antes da chegada do técnico à fábrica, organize todas as informações do histórico da máquina.
- Data da compra;
- Histórico de outras manutenções (se houver);
- Se for a primeira, tenha em mãos os termos de uso;
- Otimização que possivelmente possam ter sido feitas;
- Especialidades técnicas;
- Entre outras.
Defina também, de maneira clara e objetiva, suas expectativas com relação ao reparo ou impressões sobre a manutenção preventiva. Isso pode garantir que o técnico consiga atender com mais assertividade suas necessidades, além de economizar tempo para ser usado nas instruções à equipe.
Toda informação que o técnico recebe se torna registro no documento que ele monta sobre o atendimento ao equipamento; que certamente será útil em visitas futuras.
Uma simples preparação pode gerar otimização de tempo e recursos para resolver o problema. Existem estudos que apontam uma redução de até 40% no valor da hora da visita.
Reserve um espaço para que o técnico se organize e tenha um ponto de apoio para suas ferramentas. E claro, o equipamento em questão, deve estar pronto apenas esperando para o técnico começar o serviço.
Acompanhamento durante a Visita
Uma boa comunicação é a chave do sucesso em muitas situações; aqui não é diferente. Quando a equipe de manutenção e os operadores das máquinas trocam informações e experiências, o trabalho se torna mais eficiente e a vista mais proveitosa. Afinal, quem melhor que eles entendem do funcionamento e problemas das máquinas, não é mesmo?
Tenha um especialista da fábrica para receber o técnico do suporte, para explicar o funcionamento da fábrica. Medidas de segurança, localização das máquinas, enfim, um panorama geral para deixar o técnico da manutenção preventiva familiarizado e à vontade para trabalhar.
Nesse momento, de reconhecimento do local algumas informações do passo anterior já podem ser passadas para o técnico. Assim, quando ele chegar ao local da manutenção, irá realizar seu trabalho com eficiência economizando o tempo de “perguntas diagnósticas”.
Compartilhar experiências e informações técnicas entre profissionais otimiza tempo que se reflete em receita.
Avaliação e Feedback – pós visita
Dentro de um mês mais ou menos mantenha contato e faça uma avaliação do serviço de manutenção preventiva realizado pelo técnico. Entretanto, esse tempo de um mês é variável. Então, vale a pena avaliar o tempo de resposta caso a caso.
A comunicação é a chave mestra para o sucesso. Essa premissa é válida em todas as etapas e não somente durante a visita técnica.
O feedback, independentemente se positivo ou negativo, retroalimenta a eficiência e as melhorias de uma prestação de serviço.
Expressar satisfação ou insatisfação faz parte desse ciclo colaborativo com o objetivo sempre de melhorar. Informar sobre o funcionamento do equipamento e tirar novas dúvidas que surjam, também faz.
Algumas empresas têm como prática enviar um questionário de satisfação. Se você receber um desse, responda! Certamente este é um excelente canal para trocar experiências, aproveite.
Fonte da imagem – unrecognizable-male-plumber-standing-near-kitchen-sink-showing-thumb-up
Publicado em 28 janeiro de 2021