A importância do ISO 9001 na linha de produção

Mercado

A sigla ISO significa “International Organization for Standardization”, em tradução livre, “Organização Internacional de Normalização”. A ISO 9001 representa o grupo de normas técnicas que estabelece diretrizes do modelo de gestão organizacional pautado no controle de qualidade dentro de uma empresa.

Em um contexto geral o SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade atua para contribuir na busca por identificar as falhas e corrigir processos que estejam tornando as operações ineficientes dentro de uma linha de produção, departamento interno de uma organização ou ainda, em outros setores da cadeia produtiva. É um instrumento que ajuda os gestores na análise de resultados e como melhorar o alcance de metas e serviços de excelência.

A ISO 9001 é também uma certificação, porém nem toda empresa que atua dentro da norma tem essa certificação; algumas vezes por razões de custo, outras por não estar em conformidade com algum fator exigente por parte do órgão regulador que emite tal certificação.

A empresa que atua dentro da ISO 9001 usa as diretrizes como maneira de documentar sua cultura organizacional em conformidade com os padrões de qualidade de bens e serviços, permitindo assim que o negócio se destaque e se mantenha em ascensão.

Como funciona e quais os objetivos da ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma de padrão internacional que promove a aplicabilidade de diretrizes em qualquer empresa; de todo tipo de segmento e porte. Um dos objetivos da norma é ajudar os gestores a conquistar fatia de mercado e se diferenciar por meio da excelência em qualidade.

A ISO 9001 pode ser aplicada junto com outras normas, como por exemplo a ISO 14001, que trata mais especificamente sobre sistema de gestão ambiental. Atender as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas como por exemplo a NBR – Norma Técnica – ISO 9001, faz parte do processo de certificação que uma empresa precisa para receber o selo de Responsabilidade Social. 

O PBCRS – Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social estrutura um conjunto de certificações de normas e órgãos que atestam, por meio de uma avaliação criteriosa, se o sistema de gestão integrado das empresas atende à todos os princípios da responsabilidade social; a ISO 9001 é uma delas.

Para que serve a ISO 9001

De modo simples e resumido seguir as normas regulamentadas no manual, digamos assim, ISO 9001, serve para contribuir na melhora da gestão empresarial, tanto para os clientes internos quanto externos. Por isso, ter um sistema de gestão dentro da empresa é uma ação estratégica.

Dentre os benefícios que um sistema de gestão com a aplicabilidade ISO podem trazer para a empresa, estão:
  • Gerar receita
  • Reduzir custos 
  • Aumentar a credibilidade
  • Tornar a comunicação mais eficiente
  • Potencializar o diferencial competitivo no mercado 
  • Identificar os riscos das atividades internas e externas 
  • Melhorar a eficácia da cadeia produtiva identificando gargalos
  • Desenvolver medidas que melhoram os processos e geram eficácia nos resultados
  • Avaliar gargalos, monitorar processos e apresentar soluções que otimizam tempo e recursos
  • Traçar métodos de planejamento e controle de maneira sistemática refletindo em agilidade e produtividade

Muitas empresas de grande porte certificadas só se relacionam, enquanto parceiras ou fornecedoras, com empresas também certificadas; isso porque em uma das diretrizes da Responsabilidade Social este é um dos pilares. Logo, uma empresa certificada garante poder de mercado, por ter maior visibilidade e oportunidades que outras não o têm.

Os parâmetros de qualidade são rígidos por isso aumentam a confiabilidade da sua marca, seja você um fornecedor de produto ou serviço.

Como comentado anteriormente, empresa de qualquer área de atuação, segmento ou porte pode receber a certificação ISO 9001. É preciso apenas ter um CNPJ regularizado e atender a legislação vigente que diz respeito a sua área de atuação.

Publicado em 10 novembro de 2020

Open chat
Fale com um especialista
Olá, Podemos Ajudar?