Processo produtivo – como resolver os principais gargalos!
A linha de produção é o principal departamento de uma indústria e, quando funciona plenamente, conecta todas as áreas, desde o administrativo até a logística para a entrega do produto final. Porém como em todo negócio, existem os populares gargalos, que são pontos onde o processo de produção trava e se acumulam fatores que podem afetar prazos, qualidade, entre outros.
Nessa hora entra em ação o chefe de operações que – entre outras atribuições – identifica os problemas mapeando as causas para traçar soluções. A boa notícia é que em sua maioria os gargalos nas linhas de produção estão mapeados no mercado com soluções relativamente simples para serem aplicadas.
Processo produtivo e seus principais gargalos
Para evitar gargalos no processo produtivo e não causar a paralisação ou lentidão na linha de produção, é fundamental conhecer todo o caminho que compõe o processo produtivo. Desde a matéria-prima aos estoques. Do acompanhamento de desempenho e performance da equipe, às potencialidades e fragilidades das máquinas. Faz parte também conhecer os indicadores para eventuais sinais de alerta.
Problemas nos Equipamentos – Falta de Manutenção e Assistência Técnica
Uma máquina obsoleta pode ser um grande problema, se esta estiver funcionando como um “ralo” de dinheiro com as manutenções e constantes paradas na linha de produção. Quando isso acontece, é o momento de avaliar se essa máquina precisa ser substituída por equipamentos mais modernos.
Muitas vezes o barato pode sair caro em uma situação onde uma máquina causa a paralisação da produção. Outro ponto fundamental nesse caso é quanto às manutenções. Quando adquirir a máquina coloque no cronograma as datas para ajustes e averiguações, para assim evitar a quebra e aumentar a vida útil do equipamento, aumentar a eficiência, evitar paradas, perdas na produção, desperdício de insumos e etc.
Atente-se também, na hora de comprar as máquinas se a empresa fornece o serviço de manutenção e assistência técnica, caso apenas venda o produto, procure saber como e onde encontrar a assistência do fabricante e lembre-se quanto mais longe de você estiver a assistência técnica, mais caro irá custar, afinal o deslocamento é maior, o que demandará mais tempo para chegada do técnico e acarretará em maior tempo de parada de linha, esse ponto é fundamental no momento de tomar a decisão de compra.
Má Gestão de Matéria-Prima e Controle de Estoque
Prazos e insumos de qualidade estão diretamente ligados aos gargalos na linha de produção, logo, fazer uma boa gestão da matéria prima, conhecendo o fornecedor e a qualidade do que entrega, bem como a pontualidade nos prazos fará diferença.
A falta de um insumo pode causar a paralisação de toda a linha de produção. Além disso, como consequência, equipes e máquinas podem também parar; o que vai refletir na gestão de estoque e ainda, causar um efeito dominó e afetar até a entrega. A gestão de estoque na verdade se divide em dois: o estoque de produto final e o de matéria prima e insumos. Quando faltam insumos ou matéria prima pode ser problema com o fornecedor ou na gestão desse estoque. Neste caso é fundamental identificar qual dos dois está sendo o causador do gargalo, e tomar as ações necessárias para corrigir essa falha.
Dentro da transformação digital existem softwares que, por meio do cruzamento de dados, auxiliam no cálculo de estoque, estimando quando e o quanto comprar de cada item.
Ausência de Acompanhamento da Produção
Acompanhar o processo produtivo não é “ser babá de funcionário”. O envolvimento na linha de produção pelo engenheiro, gestor operacional ou, seja quem for o encarregado, faz parte do trabalho de, entre outros fatores, análise e observação para tomadas de decisão, envolvimento da equipe de produção e acompanhamento de prazos e metas. Fazendo esse acompanhamento gargalos podem ser evitados.
Ineficiência na gestão de custos
A gestão de custos está diretamente ligada aos gargalos na linha de produção; afinal acompanhar a despesa e a oscilação de custos de insumos e matéria prima impacta tanto no valor do produto final quanto no abastecimento de estoque para não ocorrer paralisações. Saber onde o custo está aumentando é fundamental para encontrar o equilíbrio e essa equalização é a base da gestão de custos.
Gatilhos que podem ajudar a solucionar alguns desses gargalos
Depois de avaliar os gargalos, analise a relação custo benefício quanto à aquisição de equipamentos que possam aperfeiçoar os processo e minimizar erros conferindo robustez à sua linha. Procure empresas que, além da garantia de seus produtos, ofereçam ou indiquem a assistência técnica adequada para você não precisar parar sua linha de produção.
A Wenen possui soluções para a linha de inspeção de contaminantes, identificação e codificação de produtos, embalagens e robótica, entre outros. Além da venda dos maquinários contamos com suporte técnico, manutenção preventiva, aluguel de equipamentos, certificação dos equipamentos de inspeção, insumos e serviços. Tendo profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado,, levar solução para indústrias, empresas e fábricas é o que sabemos fazer de melhor.
Outros pontos importantes para resolver ou evitar gargalos são:
- Mapear o processo de produção;
- Definir o tipo de processo produtivo que melhor se adequa a sua empresa: linear, por lote ou por projeto;
- Acompanhe todas as etapas de perto;
- Adote a prática de KPI’s – Indicadores de Performance (tanto de equipe quanto de equipamentos);
- Faça a transformação digital e use software para auxiliar na gestão.
Gostou do conteúdo? Do que você precisa para resolver os gargalos na sua empresa? Entre em contato!
Publicado em 13 agosto de 2020