PCP – Planejamento e Controle de Produção – Qual a importância?

Mercado

O planejamento e controle de produção – PCP tem por função principal sistematizar o gerenciamento do processo produtivo. Desde o fluxo dos recursos ao monitoramento dos resultados. Atua nas diretrizes de organização da equipe e na parte mecânica tendo para isso que conhecer todos os passos da cadeia produtiva. 

Também deve estar neste planejamento o layout da planta da fábrica para conseguir melhorar o fluxo de todas as etapas.

Atualmente já existe em algumas empresas um departamento específico, especializado nas atividades cotidianas ligada ao setor operacional. O PCP possibilita projeção de metas antes, avaliação durante e análise depois de cada processo.

Fazer o controle de produção dentro de um planejamento é um dos fatores para minimizar os riscos e para alcançar bons índices de qualidade, eficiência e produtividade. Isso porque o planejamento facilita a identificação de falhas no processo e desvios, além da redução nos custos operacionais.

Características de um Planejamento e Controle de Produção

Dentro de um PCP está a inter-relação das funções operacionais com a administrativa. Estratégias da operação, onde aplicar o PCP, a aquisição de insumos novos quanto a volume de matéria prima, máquina ou novas contratações; mapeamento de venda da produção, previsibilidade e balanço de oferta e demanda, gestão de recursos, caixa, programação de custo, receita e investimento; enfim, gestão integrada.

Programação pautada em dados faz do desenvolvimento de um produto um projeto programável e mais assertivo. O PCP de forma direta ou indireta influencia no todo de uma organização. Para isso é preciso ter bem definidos:

  • Roteiro de produção
  • Ferramentas e estimativas
  • Planilha do que será produzido e prazos de quando será entregue
  • Programação de recursos
  • Controle e monitoramento de todo o caminho (para corrigir possíveis desvios)
  • Plano de mudança – por interferências externas ou até mesmo internas.

Dentro das etapas do PCP está a organização, padronização e sistematização do processo de produção

O Planejamento e Controle de Produção auxilia diretamente a tomada de decisão da gerência e dos gestores de produção, promovendo melhores resultados em todo o processo produtivo. Além disso, o PCP também gera dados que serão usados na gestão de vendas dos produtos. Isso porque para prever qualquer demanda existem métodos que, por meio de dados estatísticos organizam desde a previsão de demanda à quantidade de insumos e matéria prima.

Contratação, controle de estoque e tudo que segue uma linha cronológica de custos e receitas deve estar previsto no PCP; dos recursos e maquinários do chão de fábrica ao detalhamento das emissões de pedidos, ordens de serviços e todas as atividades que estejam entrelaçadas nessa teia que faz uma fábrica funcionar.

Se uma peça desta engrenagem estiver com problemas, em algum momento irá refletir em alguma outra por isso o planejamento e controle de produção é tão importante, pois ele é feito de forma integrada com outros documentos de uma boa gestão! 

Publicado em 14 julho de 2020